Economist, married to data but frequently flirting with seductive narratives. Macro, dev't, mkts, travel, jazz & books. More drunk than keynesian. Proud MPA/ID.
Descobri, por acaso, mais uma historinha de governo militar manipulando dados de saúde pública no Brasil e prejudicando a vida de milhares. Envolve ninguém menos que o doutor Albert Sabin, criador da "gotinha". Como não vi em nenhum outro lugar, conto aqui: (1/n)
De dois anos pra cá, o real perdeu 30% do seu valor. Não contra o dólar: contra uma cesta de outras moedas de emergentes. Viramos o saco de pancadas do mundo.
Temos a campanha do Bolsonaro abertamente sugerindo venezuelização (aumentar número de ministros do STF) e o PT sem usar isso na campanha porque segue sustentando que a Venezuela é uma democracia. Brasil 2022 é muito deprimente.
A "estratégia nacional" do Brasil bolsonarista consiste, em grande medida, de copiar o que fazem os EUA de Trump -- só que com atraso e de forma mais tosca.
...acusou "grupos sionistas" de trazerem Sabin ao Brasil para ocupar espaço na imprensa. O "final feliz" foi que a repercussão do caso forçou o governo a organizar, ainda naquele ano, os primeiros dias nacionais de vacinação, que acabaram levando à erradicação da doença. (7/n)
Resultado: Sabin foi enxotado do país. O Ministro da Saúde, que havia feito o convite, dispensou a consultoria. O Presidente Figueiredo não respondeu a carta. Jair Soares, Ministro da Previdência (e depois governador do RS)... (6/n)
Com os dados, concluiu que a queda reportada em 1973 era falsa. Escreveu para o presidente Figueiredo, dizendo que "julgando pelos meus estudos, eu acho que há pelo menos 10 vezes mais polio no Brasil do que o reportado pelos oficiais de saúde..." (4/n)
O dr. Sabin começou a visitar o Brasil em 1961, promovendo campanhas de vacinação contra a poliomielite. Em 1972, ele se casou com uma brasileira. Em 1973, leu um relatório da OMS dizendo que o Brasil havia reduzido a incidência da doença em 86%. (2/n)
"...O Brasil precisa de uma campanha nacional de vacinação contra a polio ... Porém, o trabalho continua sendo bloqueado por barreiras burocráticas e oficiais não confiáveis." (5/n)
A equipe de transição para o novo governo tem 50 vagas e arrisca ter um total de 00 mulheres, mas não tem um problema de igualdade de oportunidades evidenciado aí, não. Pura meritocracia.
Cidades mais populosas do Brasil em 1872:
1. Rio de Janeiro
2. Salvador
3. Recife
4. Campos-RJ
5. Cachoeira-BA
6. Serro-MG
7. Belém
8. Minas do Rio das Contas-BA
9. Santo Amaro-BA
10. Ponte Nova-MG
Em fevereiro de 1980, depois de um surto da doença em Paraná e Santa Catarina, ele voltou ao Brasil (a convite do governo federal) e organizou uma pesquisa com 25,5 mil crianças em Brasília para checar a incidência residual da polio. (3/n)
8 mil reais é quase um ano de benefício médio do Bolsa Família, a ser dividido entre os destituídos que já têm dinheiro para comprar um carro, montadoras e seus empregados. Grande política distributiva.
Para quem achava que militares estavam em um plano moral distinto do do PR, aí está: ministério comandado por um general escondendo dados de saúde pública no pior momento de uma pandemia no país.
Ouvi a melhor analogia para o Brexit: britânicos estavam numa festa OK, meio morna. Maioria decidiu levar todos para uma "melhor", que estava horrenda. Agora são 4 da manhã, tudo fechou e estão todos num restaurante de kebab, brigando e botando a culpa uns nos outros.
Dicas de moda para xóvens "do mercado":
1. Existem 02 cores de camisa social: azul claro e branco (com variações discretas: listras, xadrez, etc.)
2. Existem 02 cores de terno: azul escuro e cinza (tons podem variar)
3. Gravata sempre mais escura que a camisa
Todo mundo no governo "preocupado" c/ a alta da gasolina, mas ninguém discute que o preço na bomba está subindo ~20% a mais do que o preço da gasolina americana convertido p/reais porque precisamos bancar a alta de 70% do etanol que vai na mistura, essa conquista dos usineiros.
Adesão à vacina no Brasil é espetacular, pelo menos esse problema parece que não vamos copiar dos EUA (gráfico da apresentação de hoje do Roberto Campos Neto).
4 gráficos sobre o câmbio:
1. Os 4,20 de hoje equivalem a 4,40 no pré-impeachment (2016), 2,23 no auge da farra de commodities (2011), 7,40 no pré-Lula (2002), 4,46 no pós-flutuação do real (1999) e 2,48 no período de câmbio fixo (1994-99).
Achei que já tinha postado isso aqui, mas procurei e não achei: políticos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai têm o maior grau de proteção contra prisão e processos no mundo.
Isso aqui é uma pilantragem do nível daqueles índices de inflação que são baixos porque excluem tudo que está subindo (Indec kirchnerista, Delfim, etc.).
Câmara está tentando votar sabe Deus qual versão de uma reforma tributária, no atropelo, sem ninguém conseguir dizer direito no que implica. O Executivo assiste e nada faz. O Brasil de Bolsonaro, Guedes e Lira é um trem desgovernado.
"Nunca uma vacina ficou pronta tão rápido": nunca a humanidade deve ter chegado perto de investir tanto (dinheiro e cérebros) em uma busca desse tipo. É o Manhattan Project da nossa geração, em escala global.
Vamos falar de crescimento potencial, com população em idade ativa caindo, investimento mal cobrindo a depreciação e esta qualidade de formação de capital humano?
John B. Goodenough has become the oldest
#NobelPrize
winner at the age of 97. The previous record-holder was Arthur Ashkin, who won the physics prize in 2018 at 96.
Origem: crédito subsidiado criou incentivos para aumento da frota de caminhões.
Problema: um monte de capital não sendo remunerado adequadamente porque demanda por frete não cresceu como esperado.
Solução: incentivar mais aumento de oferta de frete.
Não sei se alguém já fez isso, em todo caso... Enfiei os programas de governo dos principais candidatos num gerador de nuvens de palavras, deu isso aqui 👇
A nova esquerda de que o Brasil precisa é a que sabe que existe restrição de orçamento, como a
@tabataamaralsp
(que por isso vira alvo da esquerda moribunda).
Como princípio de política de governo, a ideia estúpida de que o Brasil é um país muito rico e que basta acabar com a corrupção para poder distribuir recursos públicos a rodo é muito perigosa.
“O Brasil tem ativos imobiliários que chegam a mais de R$ 1 trilhão de valor. Se acelerarmos a venda de imóveis, podemos reduzir bastante a dívida pública”, defende o ministro Paulo Guedes .Saiba mais:
A great example of the problems with central planning/full blown industrial policy: 15 skyscrapers in China that were part of the Liyang Star City Phase II Project were just demolished after sitting unfinished for eight years due to no market demand.
Pra ficar só na economia, deixou 15 anos de estagnação e inflação como legado, sem falar na explosão da desigualdade e do capitalismo de compadrio. Pergunta lá no Posto Ipiranga.
🎥 Bolsonaro volta a defender ditadura: "Na economia foi 10, no amor ao próximo e à pátria também foi 10"
Para mais vídeos sobre política, siga o UOL Notícias no Instagram:
Always nice to see a great mind such as
@paulkrugman
thinking about Brazil's macro problems, but he gets a lot of things wrong in his most recent article ()
Hoje Paulo Vanzolini, o gigante da academia e do samba brasileiros, faria 100 anos. Sintomaticamente, contei um total de 0 linhas dedicadas à data nos cadernos de cultura e ciências dos jornalões paulistas.
Não. Qualquer responsável tem que querer que quebre. O acionista tem que voltar pra casa com nada, para dar a chance de um grupo menos venal tocar o negócio.
Ninguém responsável quer quebrar a Prevent Senior, ou milhares serão prejudicadas. Sem lavajatismo!!! A empresa tem de adotar as boas práticas, ter uma gestão técnica, seja de quem for, e os culpados por eventuais falcatruas têm de pagar. O q é inequívoco? Tem de investigar!
Problema não é sugerir financiar gasto social atrasando pagamento de precatório e dando volta na emenda do teto. É mais uma entre tantas ideias ruins que, provavelmente, logo vai pro lixo (ainda mais depois da reação do mercado).
“Bolsonaro, Trump and Johnson: these are men you wouldn’t put in charge of containing an outbreak of acne,” writes Ferdinand Mount, former head of Margaret Thatcher’s Downing Street policy unit, in the London Review of Books.
Habilidades muito subapreciadas e pouco observadas no mundo corporativo:
- Ler e-mails na ordem que chegam
- Interpretar corretamente o texto de e-mails
- Responder e-mails sem que seja preciso lembrar por telefone
- Lembrar de coisas que foram ditas/acordadas por e-mail